A praia em Maya Bay e o paraíso tailandês chamado Koh Phi Phi

 

Estávamos curtindo muito estar na Tailândia. Por qualquer lugar que passavamos, era tudo novidade! Mas já estávamos ansiosos para conhecer um dos destinos mais desejados no mundo chamado Phi Phi Islands.

Saímos de Phuket com destino a Koh Phi Phi logo cedo. Nosso plano era ficar nas ilhas quanto tempo desse vontade. Ou seja, sem data certa para sair de lá. O trajeto que fizemos partindo de Phuket foi de micro ônibus até o pier Rassada em Phuket town, e de barco até Koh Phi Phi.

A viagem leva aproximadamente 2 horas, esse barco é legal porque quando se está chegando nas ilhas ele dá uma parada em frente a Maya bay, onde conseguimos ver a Maya beach. Assim a gente já vai acostumando com a paisagem e já chega logo conhecendo um dos lugares mais famosos da Tailândia.

Desembarcamos no pier em Tonsai, onde vários carregadores de bagagem dos hotéis ficam esperando os turistas com seus “carrinhos de mão”. Mas, o hotel que tinhamos reservado era relativamente próximo ao pier, e não tinham carregadores.

Tonsai Pier

Tonsai Pier

Reservamos um hotel de última hora chamado PP Princess. A ilha é cheia de hotéis tipo resort, os preços são bem parecidos, e a grande maioria parecem ter o mesmo padrão. Esse hotel PP Princess, quando vimos as fotos na internet, parecia muito legal por ser bem localizado logo em frente a praia em Loh Dalum. Nas fotos vimos uma piscina com vista sensacional. Mas quando chegamos lá o hotel estava em reforma, e a piscina fechada. E a pior parte, foi descobrir que o nosso quarto, apesar de ser um dos novos, era mais afastado e bem no meio da reforma. Para minha surpresa, descobri que nosso quarto não era no térreo, e tinhamos algumas malas pesadas para subir as escadas. Concordo que não deveríamos carregar tantas malas para uma viagem dessas, principalmente em uma ilha como Phi Phi. Mas durante nossa jornada, as bagagens só pareciam aumentar.

Andando pela ilha

Andando pela ilha

Tinhamos ido procurar outro hotel pra ficar, entramos em muitos quartos, andamos pra caramba na ilha e achamos um hotel que curtimos. Voltamos para o PP Princess e depois de muita conversa com a equipe do hotel, tudo foi resolvido. Iríamos ter nosso reembolso através do Expedia, onde tínhamos feito a reserva. Nesse dia, muitas pessoas que tinham reservado o mesmo hotel estavam decepcionados com a reforma, e também estavam pedindo reembolso para mudar de hotel. Imaginem a bagunça!

Depois de estabelecidos no Phi Phi Banyan Villa, foi hora de procurar o que fazer. E o que tem pra fazer por lá? Praia!
Primeiro tinhamos intenção de ficar 4 dias, mas com o passar dos dias fomos adicionando mais noites, e mais noites e ficamos umas 7 noites em Koh Phi Phi. Por mim ficaria mais 1 mês! 🙂

Phi Phi Banyan Villa

Phi Phi Banyan Villa

Primeiro passeio para Maya Bay contratamos um passeio em uma das muitas agências que tem ali em Tonsai Village. O problema do passeio é que ficam por pouco tempo em cada local, e as vezes (quase sempre) a gente quer ficar mais. Por isso recomendo fortemente contratar um barco longtail (longtail boat), onde você fica o dia inteiro perambulando pelos arredores de Phi Phi. Aí só escolher onde quer mergulhar, nadar e simplesmente apreciar, e por quanto tempo quiser.

snorkeling

Os barcos longtails são lentos, por isso, para ir a lugares mais distantes não valem a pena. Para isso é melhor contratar passeios específicos, ou lanchas rápidas.

No passeio de grupo que contratamos, uma das ilhas que paramos foi a Bamboo. Bamboo Island é um pouco distante de Koh Phi Phi, então passa-se muito tempo apenas navegando e pouco tempo na ilha. Pegamos uma chuva muito forte durante o passeio, mas mesmo assim continuamos. Alguns reclamaram, mas o “piloto” não estava nem um pouco a fim de voltar para que fizessemos o passeio no dia seguinte. Apesar de estar nublado, conseguimos aproveitar o snorkeling, a visibilidade ainda era grande, e debaixo d’agua tanto faz se está chovendo. O mais chato é que não dava pra ver aquele céu ensolarado em contraste com o mar e as areias branquinhas das praias.

Outro dia alugamos um longtail e ficamos o dia inteiro curtindo o paraíso sem pressa. Dia lindo, ensolarado e abençoado pela natureza!

longtailfront

longtailpilot

Vou listar aqui o que considero as principais coisas para fazer em Koh Phi Phi.

1 – Maya bay / Maya beach

Maya beach

 

O lugar mais conhecido quando se fala em Phi Phi Islands! A Maya bay é onde todos querem ir quando estão na Tailândia, e onde fica a Maya beach. A famosa praia do filme “A Praia”. Pode ser um dos lugares mais clichês quando se diz em viajar para Tailândia. Mas, é simplesmente demais!
Pela manhã é o horário preferido para levar os turistas, e onde a praia fica lotadíssima! Com um monte de barcos e pessoas por todos os lados.
O motivo de levarem as pessoas logo cedo para a praia Maya é porque a maré está alta, e os barcos podem chegar na areia sem problemas. Conforme o entardecer, a maré baixa, e os recifes de corais ficam expostos, e os barcos não conseguem chegar pela baía. Nesse caso precisam entrar por trás de Maya bay, local chamado Loh Sama (Sama bay / baía Sama) que é um dos locais para snorkeling recomendados.
Por Loh Sama, a entrada para Maya beach é uma gruta, que sai bem na área de reserva nacional. Dali é só andar até a praia.

2 – Pih Leh Bay em Koh Phi Phi Leh

longtail Lagoon
Também chamado Pileh Lagoon é um dos lugares mais legais para nadar e relaxar. Com diversos penhascos que saem direto da água, e aquela água de um tom azul inacreditável! Não tem corais para snorkeling, mas dá pra brincar bastante na água, pular dos barcos, tirar lindas fotos e se divertir!

3 – Monkey beach

Monkey beach

Essa praia é próxima, mas tem que ir de barco ou também acessível de caiaque. Nós fomos até Monkey beach de caiaque porque achamos mais divertido, onde você pode alugar em Loh Dalum. Mas os passeios contratados, ou os longtails te levam até lá se preferir. Como o nome já diz, é a praia dos macacos! Tem diversos macacos perambulando pela praia, que aliás, é bom você tomar cuidado com seus pertences. Os macacos roubam as coisas de dentro do caiaque, da sua mão ou de qualquer lugar se despertar o interesse deles. E se você tentar recuperar, eles podem te morder. Ficam bem bravos!
A praia é uma delícia para passar a tarde. Como fomos de caiaque, ficamos algum tempo curtindo a praia. Porque tempo, a gente tinha de sobra!

4 – Bamboo Island

Bamboo Island

Um lugar muito bonito como todos em Phi Phi. Fica bem lotada em certo horário, porque todos os passeios vão pra lá ao mesmo tempo, mas em pouco tempo esvazia. Por ser mais distante, vale a pena ir para passar o dia. A Bamboo Island tem vários pontos de snorkel bem legais, além de possuir um bar caso queira tomar alguma coisa ou comer um petisquinho.
Para ir até Bamboo Island é obrigatório pagar a taxa de consevação. Essa taxa varia de 200 baht até 400 baht em alta temporada.

5 – Loh Dalum

lohdalum

Alguns dias gostávamos de ficar na praia sem fazer nada, curtindo o Sol, dando um mergulho de leve. Essa praia na baía Dalum era bem tranquila e tinham árvores para tirar um cochilo na sombra. Muito importante!
Na praia em Dalum é possível curtir alguns esportes aquáticos. Alugar um jet ski, arriscar um paraglider na lancha e aluguel de caiaques.
A parte mais engraçada de ficar nessa praia era que todas as vezes que os vendedores chegavam para oferecer algo, sempre tinha a segunda opção. Eles me perguntavam se eu queria algo especial, ou algo diferente para curtir, e davam aquele sorriso maroto, sem ter certeza se podiam ser mais diretos. Alguns já eram mais “caras de pau” e me perguntavam se eu queria marijuana!


Kayaking Monkey beach

Kayaking Monkey beach

Koh Phi Phi tem várias coisas legais pra fazer, principalmente pra quem curte natureza, mar e praia.
Os bares e restaurantes espalhados pela ilha são bem legais. A noite de Phi Phi é agitada! É muito comum os shows pirotécnicos com fogo. Os bares que ficam na areia sempre oferecem shows desse tipo, principalmente aqueles que tem as mesinhas com almofadas na areia.

Se estiver em dúvidas se ir pra Tailândia visitar Koh Phi Phi, não pense duas vezes. Faça as malas e vá logo!