O gigantesco Buda deitado em Wat Pho e Wat Arun as margens do rio Chao Phraya

Reclined BuddhaWat Pho – O templo do Buda reclinado

É na Tailandia onde conseguimos ver templos enormes e estátuas de budas em tamanhos inacreditáveis. Em Wat Pho logo que você entra enxerga uma estátua gigantesca, o Buda reclinado! Logo na entrada do templo ficam algumas pessoas para colocar uma vestimenta mais adequada nas mulheres que estão com ombros descobertos ou shorts. É tipo uma manta para cobrir o corpo todo.

Wat Pho

Wat PhoA sensação de entrar no templo logo que vi aquela estátua gigante foi de surpresa, misturada com uma alegria de poder estar ali naquele momento. E que apesar do Buda reclinado ser enorme, não existe tamanho para representar o significado do budismo, pois não é o tamanho das estátuas e dos templos que importa, e sim nossas ações e pensamentos no presente.

As pessoas já param logo no início para tirar fotos, e vão parando por todo o corredor, mas para tirar uma foto que caiba a estátua do Buda reclinado por inteiro é mais difícil. O melhor ponto para se tirar a foto dele inteiro é no final do corredor próximo aos pés do Buda.

Buddha's feet
A imagem possui 15 metros de altura e 43 metros de comprimento. Nos pés existem 108 símbolos auspiciosos (laksanas), onde cada Buda pode ser identificado como flores, dançarinos, elefantes, tigres e acessórios de altar.

Assim que se dá a volta para as costas da imagem, existem 108 baldes de bronze representando os símbolos, 108 é um número referente as 108 ações positivas que levaram Buda a perfeição. As pessoas colocam uma moeda em cada balde para trazer fortuna, e além disso, ajuda os monges a manterem o templo.
Wat Pho surroundings

O Wat Pho fica bem próximo ao Grand Palace em Bangkok. Antes de fundarem o templo, o lugar era uma escola tradicional de medicina Thai, com diversas estátuas em posição de yoga.

Veja como chegar em Wat Pho:

Fácil de chegar através do BTS Skytrain. Descer na estação Saphan Taksin, saída 2 e vai até o pier.

Para pegar o barco você pode escolher ir com o turístico que custa 40 baht ou normal que custa 15 baht. Descer no Tha Tien pier, número 8.

Funcionamento:

Todos os dias das 8:00 h as 17:00 h

Quanto custa:
100 baht por pessoa

Wat Arun viewWat Arun

Um marco conhecido mundialmente é o Wat Arun (o templo do amanhacer). Quando se está navegando pelo rio Chao Phraya dá pra ver de longe, dando um charme a cidade caótica que é Bangkok. Wat Arun é um templo diferente, possui 70 metros de altura com decorações de porcelana nos seus arredores, e sim, você pode subir pelas escadas se tiver fôlego! Apesar de ser conhecido como o templo do amanhacer, na hora do pôr do Sol o templo fica muito bonito, principalmente visto do rio, e é de noite que acendem as luzes, deixando o templo brilhando! O melhor horário pra visitar o templo é pela manhã bem cedo, porque conforme vai ficando mais tarde começam a aparecer um monte de turistas. Mas, mesmo que você tenha ido de manhã, tente dar uma volta no rio Chao Phraya no início da noite pra ver o Wat Arun todo iluminado! Fica a dica!

Wat Arun from upstairs

Wat Arun

 

 

 

 

 

 

 

Apesar do Wat Arun ser cheio de turistas, é um lugar de orações para os Budistas, então lembre-se de colocar uma roupa adequada ao templo, assim como em qualquer outro templo.

O Buda de esmeralda já ficou no Wat Arun antigamente, antes da capital e o palácio passarem para o outro lado do rio, e agora o Buda de Esmeralda reside no Grande Palacio. Se ainda não viu nosso post sobre o Grande Palácio, confira aqui!

Wat Arun wallDSC_0543

 

 

 

 

 

 

Veja como chegar em Wat Arun:

Você pode visitar o Wat Arun e o Wat Pho no mesmo dia! É só atravessar o rio a partir do pier 8 (Tha Tien), lá tem um barquinho que atravessa o rio e custa 3 bath.

Funcionamento:

das 8:00 h as 17:30 h

Quanto custa:
50 baht por pessoa