Stairway to Heaven no Hawaii (Haiku Stairs): o caminho proibido para chegar ao céu

haiku1
O dia começou cedo, e o motivo valia o esforço. Acordamos 1:30 AM para uma das maiores aventuras que podiamos encontrar no Hawaii.
Haiku stairs, mais conhecida como “Stairway to Heaven” é uma escadaria que vai até o topo da montanha Pu’ukeahiakahoe no vale Haiku perto de Kaneohe, com uma altura de aproximadamente 850 metros. São 3922 degraus até o topo! Mas se você pensa que é uma escada comum, melhor se preparar porque em diversos pontos a subida é totalmente vertical!

 

Haiku Stairs

Um dos motivos de iniciarmos a trilha de madrugada é porque o local é fechado pelo governo, ou seja, é ilegal ir até lá. Todos os dias existem seguranças na entrada da trilha para mandar você de volta ou te dar uma multa, então é necessário chegar antes dos seguranças. Esse hike é proibido porque a entrada da trilha fica em um bairro residencial, e os moradores não gostam do barulho causado pelos aventureiros durante a madrugada. Eu acredito que existam outros problemas em abrir para o público, mesmo porque pode ser perigoso. O segundo motivo de sairmos as 2 da manhã, é porque quando você chega ao topo, é uma das mais bonitas visões da ilha para assitir o nascer do Sol. É aquele momento único que você vai se lembrar pelo resto da vida. Bom, se não lembrar pela beleza, vai lembrar pelo esforço da aventura!
haikufirstview

No bairro chamado de Haiku Village existem duas entradas para iniciar a trilha, não existe sinalização, mas você acaba encontrando muita gente chegando no mesmo horário e pode seguir algum grupo que saiba pra onde está indo.

Nós fomos despreparados, chegamos na entrada 1, onde tem um portão com o aviso de proibido ultrapassar. De noite, mesmo com as lanternas, após entrarmos na estrada passamos direto do início das escadas. Seguimos o grupo errado, que estava mais perdido que a gente!

Haiku_Stairs_Google_Maps

clique no mapa para ver maior

Uma vez que entrou no portão 1, segue direto, passa por uma área com diversos bambus e entra em uma trilha a esquerda. Segue mais um pouco a frente e preste atenção a sua esquerda pois terá outra entrada, uma nova grade que você precisa ultrapassar. Após passar essa grade vai encontrar o início das escadas.

DCIM100GOPRO

Essas escadas foram construídas em 1942, na época da segunda guerra mundial, e o objetivo foi colocar antenas no topo para poder se comunicar com a frota naval.

Hoje em dia a “Stairway to Heaven” é a diversão de muitos aventureiros que passam e moram no Hawaii.
Enquanto você vai subindo durante a noite, não é possível perceber o quão alto você está, e nem o quanto perigoso pode ser uma deslizada. Uma vez que se chega no primeiro ponto de parada, conforme o dia vai clareando, você percebe que escalou paredões tão altos que poderiam te fazer desistir se conseguisse enxergar!

haiku3
São 3 bases para descansar antes de chegar no topo. O caminho é longo e vale a pena! É possível enxergar a ilha praticamente em 360, animal!

Se você tem problema com altura, essa é uma ótima oportunidade para vencer esse medo! 😛

haikufirstview1

Dicas:
– Leve pouco peso na mochila, você só precisa de água, algo para comer, lanterna e máquina fotográfica.
– Tente escolher um dia ensolarado para subir, do contrario, pode ser que você só veja nuvens. E se chover fica mais perigoso.
– Vá em grupo, ou pelo menos com mais uma pessoa.
– Não desista, vá até o fim!